OFENSAS E INSULTOS

Quando alguém diz alguma coisa que nos ofende, muitas vezes ficamos desolados. Dependendo de quem disser ficaremos magoados ou com raiva ou as duas coisas. Sofremos até quando um desconhecido diz determinada coisa. Isso acontece na padaria, no supermercado, no trânsito então nem se fala.

Comumente ficamos lamentando e nos questionando por que fizeram aquilo com pessoas tão inocentes como nós.

Quando alguém diz essa coisa que nos tira do eixo, saímos de nós mesmos, empobrecemos. Nos sentimos incapazes de pensar diferente do que disseram sobre nós. Ficamos determinados por outra pessoa.

Eu poderia escrever um artigo dizendo para fecharmos os ouvidos. Mas eu escrevo para que abramos os nossos ouvidos às ofensas e aos insultos. Por que se ele te afetou há o que ser trabalhado.

A ofensa, o insulto pode ser o estímulo que faltava para nós redirecionarmos nossas vidas. Sim, redirecionar a vida.

Muita gente acredita que o caixa deu um troco errado porque estava querendo roubá-lo. Quando não aprontam um escândalo, saem dizendo para todo mundo que foi roubado em tal lugar por uma pessoa mal-intencionada. Não é mais fácil conferir o troco , aproveitar para ficar mais atento. E não se importar com as supostas intenções de quem quer que seja.

Leva uma fechada no trânsito, sai achando que o cara não gostou de você. Esses dias eu fiquei chateada por que um homem me deu passagem no trânsito com uma cara horrível, com semblante de intolerância. Logo depois pensei comigo mesmo: “eu queria a passagem ou fazer amizade no trânsito?”

Chega de drama. Eu queria a passagem, eu quero meu troco correto. Simplesmente, por que ninguém pode me ofender, eu sou quem me sinto ofendida.

Esquisito, sim. Mas é a verdade.

Em casa, no trabalho, na faculdade, etc. Essas relações são mais complexas mesmo. Mas é hora de reavaliar sua postura. Se o que disseram, se o que viu é tão absurdamente falso por que sofrer? Mas se está sofrendo, por um julgamento mentiroso a seu respeito, redirecione sua vida.

Eu levei anos para compreender que ofensas, insultos só podem me fazer sofrer se eu ficar parada neles. Se eu ficar remoendo.

Tenho aprendido também que às vezes levo mais tempo para compreender determinadas coisas. Mas eu já sei que se me sinto ofendida ou insultada, bem ali tem uma intersecção para que eu redirecione minha vida.

Se a cada intersecção, por menor que seja, nós parássemos para reavaliar o que nos tirou de nós, nós conseguiríamos ter uma vida com menos entraves e menos angústias.

Pense nisso. Eu tenho pensado e muitas coisas já passam sem que eu me ofenda ou me sinta insultada.

13 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Mari Borges
    jun 30, 2012 @ 02:33:01

    Dei um basta para esse tipo de coisa, parei de ser a vítima e ficar doendo,pela culpa que não é minha. Hoje dou risada! O que me faz sofrer é o modo como administro o que vem de fora e o que vem de fora não é meu é de alguém que provavelmente eu nem conheço, então lá de dentro de mim tiro um uffaaa…. e apago o que não tem a menor importância, porque realmente não importa. O que tem valor é o que eu sou, como recebo as coisas, me faço de surda, ouço as músicas que gosto,leio livros interessantes,viajo muiito e não dou a mínima para as rancisses do mundo, não tenho a menor pretenção de mudar o comportamento dos cidadãos. Só aqueles que realmente importam ai sim posso parar um tempo mínimo. A vida é curta e o universo não espera. Vou esquentar minha beleza? foi o tempo!!! Sou muito mais eu…

    Responder

  2. Andreia de Paula
    maio 10, 2012 @ 16:19:29

    Reblogged this on Andreia de Paula.

    Responder

  3. Jéssica Bizinoto
    maio 10, 2012 @ 15:10:04

    a Luciene me ensinou que os outros não falam de nós, quando estão falando algo de nós, falam considerando suas próprias experiências de vida. Ou seja, a imagem que eles possuem de nós não corresponde á nossa realidade, e sim a deles. Quem sabe de nós , somos nós mesmos, quem convive constantemente conosco, SOMOS NÓS ORA ! Eu até me lembro de algo que Freud disse, mais ou menos assim: quando falamos de outra pessoa, estamos falando mais de nós mesmos do que desta pessoa !!

    Responder

  4. Valéria Avilla
    jan 19, 2012 @ 17:36:44

    Receber a passagem com um… _ É um prazer te dar passagem, fique à vontade! – Seria de fato uma delícia, como é bom ser bem tratado! Estive em SP esse final de semana e no Metrô pessoas se ofereceram para me dar informações, sem mesmo eu pedir, apenas por ver meu olhar de turista no meio daquele mar de gente. Encantei-me! A gente só não pode… é ficar presa a esse encanto – aí é que somos pegos. Adorei o texto! e me fez pensar numa posição que devo tomar e que fiquei lamentando porque ” o doce ou passagem ” virá, mas virá sem calda.
    Nem todo dia é dia de sabor especial, de tempero de Andréia, rsrsrs.

    Responder

  5. Daniela (do G1)
    jan 10, 2012 @ 20:01:41

    Quando chegou na parte “eu queria a passagem ou fazer amizade no trânsito”, fui surpreendida com minha própria gargalhada, fiquei feliz pois quem escreveu faz piada e não drama e eu gargalhei instantaneamente. Que deslocamento!
    Sair do drama e ir para o humor, muito bom!

    Responder

  6. Gustavo Carrijo Tiago
    dez 28, 2011 @ 23:37:59

    Parabéns Andréia. Como nosso dia-a-dia seria muito melhor se ao menos a maioria pensasse assim.

    Responder

  7. Cláudia
    dez 05, 2011 @ 14:32:51

    Parabéns pelo blog e pela iniciativa de compartilhar este processo de aprendizado constante que é viver com plenitude e responsabilidade. Suas palavras simples e certeiras vão direto ao ponto, ao olhar para nós mesmos percebemos que tudo começa em nós e que a cada um compete a excelência do ser …. Sucesso !

    Responder

  8. kamillamoraisnutri
    dez 03, 2011 @ 18:58:31

    Oi Andreia!! Adorei seu texto.
    Nossa missão na vida é evoluir, tentando acertar mais que errar.
    Para saber se estou agindo certo ou errado sempre lembro do CARA que é Jesus.
    Na verdade, Ele nunca precisou nos perdoar, pois nunca se sentiu ofendido…
    Quem sabe, um dia, chegamos lá!!
    Depois passa lá no meu blog novamente:
    http://www.kamillamorais.com
    Beijos e tudo de bom!!

    Responder

  9. Marilucue
    dez 03, 2011 @ 11:19:48

    Realmente as vezes a gente fica remoendo uma coisa que nen teve tanta importancia e jogamos sempre a culpa nos outros quando o culpado é nós mesmos. Bela reflexão

    Responder

  10. Múcio Costa Silva
    dez 02, 2011 @ 11:45:21

    Andréia, texto de excelência. Comungo com você estas idéias. Meditar na verdade é isto, prestar atenção em como tratamos os outros. Sinceramente é melhor do que orar e recitar mantras.

    Os grandes sábios não se ofendem, ficam indignados apenas.

    Seu texto , ensina como vencer o mundo.
    José Múcio/ com fraternura.

    Responder

  11. Mercedes Bueno de Morais
    dez 02, 2011 @ 08:03:01

    Sim, essa é uma boa fonte de comunicação. Perceber que os defeitos de linguagem são geralmente vicios de lógica. Já é o primero passo para fortalecer a fraternidade. Abraço

    Responder

  12. leila
    dez 02, 2011 @ 01:45:20

    de novo sensacional. Obrigada por isso! Obrigada por escrever!

    Responder

  13. Vanessa Theodoro
    dez 01, 2011 @ 20:13:28

    Andréia,
    Adorei o texto, como você conseguiu traduzir esses sentimentos às vezes inomináveis e tão estranhos de se lidar. Por que a gente tem sempre que culpar a nós mesmos por tudo??? De onde vem esse padrão? E mais, por que temos que agradar todo mundo? É natural as pessoas nos julgarem e enxergarem nosso ser de vários ângulos que não vemos (ou escondemos…)!!!
    Obrigada pelo texto! Muito libertador! Vou tentar trabalhar essa aceitação da vida e seus sinais.
    Vanessa Theodoro.

    Responder

Deixe um comentário